Tudo sobre o real tombamento e lacração Plus Size na Made in Bahia 2016

09:24

Foi bonito, foi verdadeiro. E sincerooooooo! Com licença Pablo!


E a lacração gorda aconteceu em larga escala na Made in Bahia, feira de moda conceituadissima, que acontece há 26 anos, na nossa capital.

Falo em larga escala, pois venho ensaiando essa lacração ja faz um tempo. Eu ja venho tentando inserir a moda plus size no cenário baiano desde 2012, quando ao competir no extinto concurso de moda, Novos Talentos, promovido pelo Shopping Barra, coloquei sim, tres gordas lindas na passarela, no Museu Carlos Costa Pinto, lacrando.

Narizes torcidos!
Narizes torcidos everywhere!!!!
Mas, fui noticia. Quando ninguem tinha ainda atentado para a lucratividade (sim, pois é isso que virou, exploração da necessidade de auto afirmação das mulheres gordas em detrimento do lucro), eu coloquei MULHERES GORDAS  para desfilar! Roupas lindas, cheia de curvas, femininas e poderosas. Criadas por mim, costuradas por mim, produzidas por mim. Exercito de uma mulher só.

Mas, eram gordas. E fiquei muito longe da vitória. 
Não me arrependo.
Baby steps.

Comecei em 2014 coloquei minha primeira mini coleção para desfilar Viva as Diferenças, na Expo de Moda, com cinco lindas MULHERES GORDAS, e a cantora Nara Costta arrasou na passarela vestindo a camisa do Brasil estilizada por mim, dias antes no mesmo evento.

Nunca fui paga por nada disso, nunca visei o lucro, e sim o empoderamento. Ao contrário: investi. Tirei de outras coisas que queria, e fiz. Fiz e faria mais se pudesse.
E busco ser fiel à minha essencia.

Mais baby steps. Entrei divina, no desfile de abertura que homenageava as Olimpiadas, encarnando uma lutadora de boxe, com luvas de paetês e arrasando na performance na Expo de Moda entre modelos magras, causando furor ao vivo na TV. Essa sou eu.
Por Dinheiro? 
Não. Não por isso. Pelo empoderamento.

E ai, chegou a chance de lacrar!
Não mais como profissional multidisciplinar de moda, mas como blogueira, minha distração que quase virou obrigação e quase profissão. Eu hein!

Convidada por Vera Pontes, idealizadora e promotora da Made e da Expo, fui encarar uma nova missão... PRODUZIR UM DESFILE DE BLOGUEIRAS PLUS SIZE NA FEIRA, que aconteceu no dia 27 de novembro, no Porto de Salvador, Avenida da França, Comércio.  Destacada como coordenadora desse novo enfoque, inclusivo, convidei as minhas amigas e blogueiras Pati Quental do blog Doce Feito Pimenta, Carla Sandes do blog Beautices, Lilian Lustosa do blog O Mundo da Lilica e por ultimo e não menos importante, Is Galvão do blog Vejo e Logo Quero, minhas imagens de poder, para dividir comigo o peso da responsabilidade (sério. Eu não saberia fazer sem voces! Obrigada!). Pela primeira vez, as blogueiras baianas, gordas, lindas e poderosas, puderam fazer o que as blogueiras magras ja vinham tendo oportunidade, que é mostrar seu estilo a partir de produtos garimpados na feira.

Era um desafio!
Voces já tentaram, amigas gordas, encontrar roupas tamanho 54 numa feira de moda? Ou nem procuram?
Eu estava descrente. Morrendo de medo de pagar mico. E se não achassemos coisas bonitas?
Foi uma luta. E saimos vitoriosas.
Cansadas, arrasadas, maquiagem começando a vencer, trabalhamos dobrado. Tivemos que ir uma dia antes começar nosso garimpo e conversa com os expositores. E agora entendo, pois o sucesso foi proporcional.
As deusas da beleza ajudaram e fomos ovacionadas como nunca dantes visto na historia da feira!

Quem disse?

Os números!
Na página da Made in Bahia, o video foi o mais visualizado, alcançando mais de SEIS MIL visualizações!
As modelos foram mulheres lindas, convidadas, potenciais, que aceitaram nos ajudar na empreitada. O saldo foi excelente, pois envolve mulheres que passaram a se amar mais, a serem mais amadas e confiantes. Envolve familias levando aceitação, envolve amor proprio,agregação de valores, e ressignificação da auto estima.
Recontextualizar a forma como essa mulheres se viam é o melhor pagamento. E tudo que todas nós, 17 bravas mulheres, sacrificamos por aquele momento...
Só digo que valeu.

Para ver tooooodas as fotos desse glorian day, clique aqui. Os cliques foram feitos por Paulo Varjão, amigo, parceiro do blog e titio emprestado, e estão absolutas!

Confira abaixo o trecho do release enviado à impressa pela assessoria do evento, a Texto e Cia, e que me deixou bem feliz!

No domingo (27), a passarela foi tomada pelo desfile exclusivo Plus Size, pela primeira vez na feira, trazendo para o público a abordagem da inclusão e do empoderamento da mulher plus size. Coordenado pela designer de moda e blogueira Livia Chaves, contou com a participação da Mais Bela Gordinha da Bahia 2015, Rebecca Pontual, e da Mais Bela Gordinha da Bahia 2016, Kamilla Bittencourt. Livia desfilou suas próprias criações, seguida das bloggers Carla Sande (Blog Beautices), Is Galvão (Blog Vejo e Logo Quero), Lilian Lustosa (Blog O Mundo da Lilica) e Patrícia Quental (Blog Feito Pimenta). As blogueiras também produziram outros 5 looks que foram apresentados na passarela por outras modelos. “A mulher plus size ganhou espaço porque começou a se aceitar e perceber que tinha tanto poder quanto qualquer outra mulher. Ela não precisa ser necessariamente magra para ser considerada bonita e elegante”, afirmou Livia Chaves. E completou: “Antigamente, pareciam roupas para senhoras. Hoje, a moda plus size já abraça uma vertente muito mais jovial e sensual, feita para elevar a autoestima da mulher gorda”.

foto Texto e Cia
Lívia Chaves, Jéssica Oiticica e Renata Trindade
...

Na verdade, montamos tres looks cada uma, but, o que importa é o que interessa!
Agradecimentos especiais às modelos, por ordem alfabética:
Daiana Taila - @daianataila_plusisze
Erika Sousa - @erikasousa.keka
Geisiane Nascimento - @pretaplus
Ilma Gato - @ilmagato
Isabela Viana - @isavianaoficial
JCleuda Alves - @jcleudaalves
Jessica Oiticica - @jessica_oiticica
Kamilla Bittencourt - @ka1000la51
Larissa Santana - larysantana.oficial
Lorena silva - @lorysc93
Rebecca Pontual - @rebeccapontual
Renata Trindade - @reetrindade

Que venha 2017!


You Might Also Like

2 comentários

  1. Foi lindo e intenso!!!! Baby steps but keep going!
    Obrigada por me deixar fazer parte desse trabalho lindo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Foi maravilhoso Livs!!! Fiquei muito grata pelo convite e confiança, que venham outros lacres!!

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

create with flickr badge.