10 Conselhos para Cultivar sua Autoestima

14:45

Autoestima é quando voce se ama pelo que é, e quer melhorar cada vez mais para si.



Pode parecer um discurso batido, repetido. Em primeiro lugar, é importante se ver como voce realmente é. Antes de ter autoestima de verdade, eu tinha uma imagem distorcida de mim, a partir das impressões de outras pessoas, que na verdade não me conheciam. O processo de busca pela propria essencia passa por diversos caminhos, um deles pode ser a psicoterapia.

Como se amar se não se conhece?
Livre-se da imagem negativa de voce mesma. De onde vem? Ao descobrir, trate de desafiar essas "verdades" a seu respeito. o que os outros acham não é exatamente a verdade.
Voce não é os erros que comete!

Depois de longos processos de busca pessoal, ainda não sei quem eu sou, mas ja faço um otima idéia. Aprendi muito sobre mim, embora ainda seja pouco, mas quero compartilhar com voces o meu pouco que cresci.

Dica numero 1: Sempre, sempre, sempre coloque sua saúde na frente! Quando comecei a enxergar meus problemas de saúde e tratar, foi quando me amei mais! Quem tem bem estar físico está caminhando para boa autoestima!

Hospital Portugues da Bahia, julho de 2017


Eu e minha nutri Gabriela Bacelar da Clinica NTCO


Dica numero 2: Observe-se. Voce acha que está agindo corretamente? Acha que tem se tratado e tratado os outros do jeito correto? Voce precisa aprovar sua propria ética, considerar a sua conduta legal, adequada, mesmo que os outros não estejam aprovando. Não se pode agradar todo mundo, mas podemos tentar agradar a si mesmos. Voce tem que aprovar a si mesma, baseada em razões sólidas.



Dica numero 3: Cuide da sua beleza. De acordo como voce se sente, de acordo com sua fase de vida ou idade, se voce se vê assim. Cuide da sua beleza de acordo com aquilo que voce projeta de si. Não tenha vergonha de não gostar de um pedacinho do seu corpo ou rosto, isso não é se amar menos! Querer melhorar para si mesma é prova de que seu autoconhecimento e autoestima estão trabalhando. Se emocionalmente, algo em seu comportamento te incomoda, busque ajuda profissional! Se for algum incomodo físico, um desagrado pessoal em sua imagem, trabalhe, junte dinheiro e faça uma cirurgia plástica. Não tem nada de errado nisso.



Dica numero 4: Produtividade. pode ser um rabisco, pode ser um prato que voce mantém limpo, cultive a sensação de utilidade. Quem se ama precisa ter a certeza de que está fazendo alguma coisa de bom. Se o que voce produz é a criação de um filho ou uma toalha de crochê, não ache que isso é menos importante que fechar um grande contrato empresarial. Não produzir nada esvazia a autoestima, então faça seja lá o que for que te preencha, mas faça!



Dica numero 5: Nada pior que se sentir isolado e sozinho mesmo estando em grupo, então, cultive o sentimento do saber, tenha sede de conhecer, aprender. É a maior alegria quando as pessoas estão falando de assuntos que voce sabe, que voce entende, tem referencias, domina! É gostoso pra caramba participar das conversas, estar incluido num contexto, tanto quanto é péssimo e doloroso estar por fora. Isso serve para as ocasiões em que voce é isolado pelos outros... Mas não fique triste a toa, tudo sempre pode mudar.

Alguns dos meus livros e não é nem a metade deles.


Dica numero 6: Circulo pessoal. Amizades. Amores. Ter ligações com um grupo de pessoas que participem ou se interessem pela mesma atividade. Pode ser atividade profissional, esportiva, de artes e cultura, ou que apenas compartilhem do mesmo tipo de valores, pensamentos, desejos, enfim, pessoas que façam parte da sua identidade pessoal.  Busque ambientes e pessoas que te caibam, que te acolham.

Amigos lindos!


Dica numero 7: O que voce quer ter? o que voce quer ser? Qual o bem material voce quer muito conquistar? Quais seus objetivos de vida? Bens materiais, sem exageros, também contribuem para a autoestima. Se o que voce almeja é comprar a casa propria, naquele condominio mais bacaninha, trabalhe por isso. Ter o que voce gosta, seja um carro ou uma maquiagem extravagante, melhora muito o astral. Sabe aquela viagem dos sonhos ou aquela faculdade que quer tanto fazer? Busque isso!  Lembre de se presentear de vez em quando, pois sabemos que comprar uma roupa levanta autoestima às vezes. Mas, sem exageros.... Tudo que é em excesso faz mais mal do que bem.


Dica numero 8: Familia, bebê! E familia é mais que laço consanguineo. Ter relações mais estreitas com amigos e familiares queridos, manter essas pessoas vivas e atuantes em sua vida! Cultivar relações de amizade e familiares com quem voce realmente aprecia e que aprecia voce, serve como uma alavanca para ficar bem.


Dica numero 9: Dentre as coisas boas da vida, que podemos desfrutar, temos sempre o sexo.  O carinho, o toque é bom demais. Desfrutar da sexualidade, essa maravilha que a natureza nos deu. Não quero falar apenas de orgasmos, satisfações fugazes, mas abraço, beijo, caricia. Eu falo de se perder e se achar no outro. O efeito é uma mensagem que não apenas é sentida pela pele, é absorvida pela cabeça, e é na cabeça que a autoestima nasce, cresce e se desenvolve.



Dica numero 10: Seja um pouco egoista, um pouco egocentrica, um pouco apaixonada por si mesma! Cultive um sentimento narcisista saudável, se ame, se ache linda dentro dos parametros da realidade. Isso é possivel usando os 9 conselhos anteriores em sua vida prática, e equilibrando-os  em si. Nesse momento, vai olhar em volta de si e se congratular, vai dizer pra si mesma: Olha como eu sou maravilhosa, quanta coisa eu conquistei em mim!


Seja autentica, comunique-se, trabalhe com prazer, aceite desafios, ajude quando puder, cumpra o que assumir e nunca se lamente. Na vida a gente anda pra frente!

Beijos Rubros

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

create with flickr badge.