8 Plantinhas Ornamentais para Alegrar Qualquer Ambiente

10:43

Eu não sou expert em decoração, mas, qualquer ambiente fica maravilhoso com um verde para alegrar, sem falar na energia que elas emanam!


Então, eu separei 8 das minhas plantinhas favoritas, pois tenho muitas favoritas, alias, todas as plantas do mundo são lindas, para falar delas a voces.
O post ficou um pouco longo mas está bem interessante, acho eu!

O verde é predominante, mas existem plantas sem flores, bastante coloridas, eu as amo, mas não trouxe nenhuma aqui dessa vez. Trouxe para vocês, algumas que se dão bem dentro de casa, bem variado em estilo e espero sinceramente que gostem!

Lírio da Paz
É uma plantinha bem resistente  e floresce o ano todo! Apesar disso, ele tambem precisa de alguns cuidados especiais como todo ser vivo, para se tornar uma plantinha bonita e saudável.
O Lírio da Paz se adapta com facilidade tanto do lado de fora quanto dentro de casa, e não se deve deixá-lo exposta diretamente ao sol.

Ele se dá bem em qualquer tipo de vaso, plástico, ceramica, cimento ou xaxim, depende só do seu gosto.

Sua muda é feita por meio da divisão de bulbos de uma planta já adulta. Voce os separa e em seguida deve plantar em vasos separados. Nessa fase de crescimento do broto, não é recomendado colocar nenhum tipo de adubo, pois o Lírio pode morrer. Só coloque adubo depois que enraizar.

Essa plantinha não pode ficar seca, o principal é deixara terra sempre umida, e eu recomendo regar quatro vezes por semana no verão e no inverno, só duas ou tres.
O Lírio floresce o ano todo, mas no inverno diminui a quantidade. Assim que uma flor morre, outra já está no nascendo no lugar, e se mantida na sombra chaga a durar até duas semanas. A flor é branca mas pode nascer esverdeada e durar pouco tempo se estiver num lugar de pouca luz.
Para adubar, a mistura ideal é humus de minhoca, pó de xaxim e areia. Sugiro uma colher de cha de adubo no vasinho a cada 30 dias. Podem experimentar também usar torta de mamona.
Mantenha sua plantinha sempre bonita retirando as folhas secas e limpe com um pano umido as verdes! 

Cravina

Seu no me cientifico é Dianthus chinesis e essa é a plantinha do inverno: ama clima frio, por isso sobrevive com mais facilidade nas regiões sul e sudeste do Brasil.
Ela é uma herbácea que fica bem em qualquer canto da casa, dada a delicadeza e beleza de suas flores, que podem ser nas cores vermelha, rosa, roxa, branca e até com duas ou tres tons mesclados.

A cravina gosta de solo rico e bem drenado. Ela vai se dar bem melhor se você a plantar numa mistura uma parte de terra comum, uma com terra vegetal, uma de areia e duas de de composto orgânico. Sugiro que seja num vaso de cerâmica ou floreira e você pode fazer assim: coloque no fundo uma camada de argila expandida, pedra ou cacos de telha para a água não acumular no fundo.
A terra tem que estar sempre umida, mas não encharcado, então voce deve molhar sempre que o solo estiver seco, mais ou menos duas vezes por semana. Deixe que ela tome sempre pelo menos 4 horas de sol por dia e terá flores lindas! Retire as folhas secas sempre que surgirem.

Dinheiro-em-Penca

A minha favorita! O dinheiro-em-penca tem uma mitica de que é uma planta que traz sorte. Essa linda plantinha é muito usada no paisagismo pela beleza de sua forma pendente e de suas folhas pequenas e abundantes. Fica linda se plantada como forração no jardim ou floreira.
Essa lindeza prefere um solo rico em matéria orgânica, então a mistura ideal é uma parte de terra comum, uma parte de terra vegetal, uma parte de areia e duas de composto orgânico. Quando plantar não esqueça de fazer aquela camada esperta de argila expandida, pedra ou caco de telha, pois a planta gosta de solo drenado.
O Dinheiro-em-Penca ama a luz de meia-sombra, tipo o sol de manha cedinho ou do fim da tarde; gosta de muita água, então molhe tres vezes por semana. Ao contrário da cravina, ela não aprecia baixas temperaturas! A planta fica muito viçosa se a gente cuidar do jeito certo.

Bolsinha-de-estudante

Tem esse nome pois parece mesmo uma pequena bolsinha, mas o seu nome é imponente: Calceolaria Herbeo-hybrida, e tem a particularidade de ser sempre plantada a partir da semente. 
Essa plantinha é muito procurada pela beleza de suas flores, exóticas e coloridas, que nascem principalmente no inverno  e na primavera, não cresce mais que 30 cm de altura, sobrevive muito bem em vaso ou floreira, mas precisa ser replantada depois de mais ou menos um ano e meio.

Como as amiguinhas acima, ela também é dessas de curtir um solo rico em matéria organica e bem drenado. Coloque uma camada de pedra no fundo do vaso e misture uma parte de terra comum de jardim, uma parte de terra vegetal, uma parte de areia e duas partes de composto organico que pode ser humus de minhoca ou torta de mamona.
Ela não gosta muito de sol e nisso a gente combina, então procure um local bem iluminado, mas que não bata sol direto nas suas flores e folhas. Não é muito fã de água, portanto molhe 2 ou 3 vezes por semana e deixe-a feliz!

Pimenteira

Vamos lá misifí! Teve uma época que ter pimenteira foi moda. As pessoas acreditavam que ela tirava o mau olhado e espantava a inveja.
Eu ainda acredito! hahahaha!
Mas também acho que vale a pena ter ela simplesmente porque é linda. É uma planta de vaso mesmo.
é uma plantinha de pequeno porte, e só cresce no maximo até 30 cm, exigindo assim pouco espaço. Recomendo o plantio da smente na primavera, e precisa mesmo ser replantada todo ano. Ideal que seja em vaso de ceramica.
A dona pimenteira precisa de no minimo 4 horas de sol por dia, é literalmente uma praieira, mas assim como a gente, não tolera sol direto entre as 10 e as 17 horas. Para que fique sempre saudável, deixe em meia-sombra e regue sempre que a terra estiver seca. Ela não dá flores, dá frutos, que tambem podem ser comidos, mas não faça isso, por favor! Vai deixar ela tristinha e acabar com a decoração!
Para plantar misture uma parte de terra de jardim, uma parte de terra vegetal e uma parte de composto organico ou pó de xaxim. Se for comprar, ela é a mais barata da lista.

Azaléia

Nas cores branca, vermelha, arroxeado, rosa e em alguns casos até listrada, a Azaléia é uma planta tipo arbusto que  floresce intensamente nos meses de outono e inverno.
Você pode plantar num vaso ou no chão que ela fica super bem. O nome oficial da bonita é Rhododendron Simsii, e fica muito lindo de forem plantadas varias juntas! Efeito ornamental de primeira.
É uma das plantinhas mais adequadas para varandas de apartamentos, desde que não recebam sol direto e não tenha muito vento.
A Azaléia gosta de água, mas não de solo encharcado, só devemos regar duas vezes por semana, naquele esquema.
Para ela, aquele solo preparado: no vaso, uma parte de terra de jardim, uma parte de terra vegetal e duas partes de composto orgânico.
Deve receber pelo menos quatro horas de luz por dia, mas como já falei, de forma indireta.
Uma dica bacana para ela é que se você for querer podar, deve fazer apenas depois que ela der flor, antes disso, a planta morre. É a poda também que dá a forma de crescimento dela.


Zamioculca
Essa é a minha! Essa é de longe a melhor opção para cantos escuros de casas e apartamentos, locais onde poucas plantas sobrevivem, por causa da falta de luz.
Suas folhas verde-claras nos brotos novos e verde-escuros brilhantes nas plantas adultas, garantem a beleza da Zamioculca, que atinge em médio 1 metro de altura e cresce bem devagar.
A Zami (olha a intimidade) gosta de solo drenado e rico em material orgânico. Para ela vale aquela mistura que já falamos, uma parte de terra comum, uma parte de terra vegetal e duas de húmus ou torta de mamona. SE for plantar em vaso ou floreira, não esqueça de colocar no fundo uma camada de pedras ou caco de telha para não acumular água. Ela é tolerante à água, mas só deve ser regada quando a terra estiver seca, umas duas vezes por semana deve bastar. Não gosta de frio, então não se dá muito bem no sul do país. Apesar de crescer devagar, ela brota muito para os lados, então de vez em quando precisa ser trocada de vaso para um maior, mas super vale a pena.

Columéia Peixinho
A popular Columéia Peixinho tem um nome imponente: Columnea Gloriosa. É de ramagem pendente, por isso, as pessoas a colocam bastante em vasos e jardineiras suspensas. As folhas são pequenas e grossas, e quando aparecem flores na primavera, são laranjas como a gente pode ver nessa foto.
Quando plantada em vaso, sempre deve ter aquela camada de pedra ou caco de telha, para drenar bem a água. A mistura dela é uma pouco diferente, duas partes de terra comum de jardim, duas partes de terra vegetal e uma parte de areia.
Ela é que nem eu, não gosta muito de sol, então, mantenha-a num lugar onde bata sol de manhã ou no fim da tarde, mas que não pegue diretamente nela. É uma plantinha que não suporta baixas temperaturas e floresce bem na primavera e verão. Gosta de água, mas não muito (toda temperamental, ela). Coloque o dedo na terra e se estiver seca, regue. Fica muito linda num fundo de parede branca!

Uma dica bacana pra fechar o post: pelo menos uma vez por semana, regue suas plantas com a água que cozinhou ovos (depois de fria, claro). Ela contém uma boa quantidade de sais minerais que enriquecerão a terra e tornarão as plantas mais bonitas.

Você cultiva alguma dessas? Me conta sua experiencia e qual delas você tem!

Beijos Rubros

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

create with flickr badge.