A Terapia dos Peixinhos contra Stress

19:37

Relou pipous!


É bem sabido que ter um pet é excelente para o stress, mas também, exige de nós uma dedicação diária, trabalho e atenção.

Resultado de imagem para aquario grande pinterest

Entretanto, tem um pet que é muito mais fácil para pessoas, que assim como eu, não dispõe de tempo para coisas que cães e gatos necessitam, como passear, limpar, dar banho, tosa e etc, sem falar no custo que esses bichinhos acarretam. Para mim, é tudo muito fofo, mas não tenho a capacidade de me divertir ao ver um sapato roído.

Associando minha personalidade e minha disponibilidade, descobri que existia uma opção para mim: Peixes!
Imagem relacionada
Cuidar de peixes requer um minimo de atenção e trabalho diário! E os peixes proporcionam melhorias em saúde mental, agindo contra a ansiedade, pela observação dos bichineos se movimentando na água. O contato com a natureza é muito saudável para a saúde emocional.

Ter um aquário em casa, alem da peça de decoração que pode ser, é um harmonizador de ambientes, e ajudam bastante a tratar a depressão.

Resultado de imagem para aquario pequeno decorado
Que tal montar um aquário em casa? É simples, bonito e terapêutico. Você tem uma pequena amostra de ecossistema, alem de que observar um aquário é muito relaxante, e não é nada difícil. Você pode obter as melhores informações técnicas em lojas que vendam materiais para aquário. Com certeza, um bom vendedor vai ter dar boas dicas.

O ideal é começar com um aquário grande, entre 40 e 80 litros, mas se não puder, monte um pequenininho mesmo! Mas, lembre-se; quanto maior o aquário, menor a manutenção necessária, certo?

Eu estou montando um pequenininho, com uma caixa de 10 litros. O projeto em si, antes mesmo de trazer os peixinhos, já me dá um relaxamento bem bacana. 

De acordo com o tamanho da minha caixinha, o vendedor vai me orientar quantos e quais peixes e ornamentos ali caberão para um perfeito equilíbrio do seu pequeno mundo.

Resultado de imagem para aquario pequeno decorado

MONTAGEM - Dicas de uma principiante

Faça uma camada de pedras lavadas e coloque o filtro por baixo. instale as mangueiras e plantas e veja se se elas estão firmes e complete com água. Deixe o aquário funcionando sem os peixes por cerca de 2 dias. Antes de colocar os peixineos, veja se o volume da água é compatível. Não coloque os novos peixes diretamente, deixe-os dentro de um saquinho em contato com a água. Depois de uns 15 minutos, mistura a água do saquinho com a do aquário.

Tem várias matérias especializados em peixes como essa da Petable ou do Mundo dos Animais cheio de dicas bacanas. Fiquem de olho nas dicas do Canal do Pet também.

Cuidados Diários: 
Ligar e desligar as luzes. Se puder instale um temporizador. As luzes precisam ficar acesas por cerca de 12 horas.
A água deve ter uma temperatura em torno de 25 a 28 graus, então se mora num lugar frio ou tem aquário muito grande, coloque um aquecedor.
Nunca se esqueça de verificar periodicamente o funcionamento do filtro que é imprescindível para o bom funcionamento do pequeno ecossistema.
Resultado de imagem para filtro de aquário

Cuidados Extras:;
A depender da quantidade de peixes e do tamanho do aquário, é importante fazer uma mudança parcial da água semanalmente.
Não se esqueça de ter sempre pronto um kit com os medicamentos mais usados como fungicida, anti-cloro, etc.
Não esqueça que as plantas servem para dar melhor condição de vida para os peixes, oxigenando a água e eliminando substancias nocivas.

Peixes:
Os peixes mais indicados para se criar em aquário são Abelinha, Acará Bandeira, Acará Disco, Beijador, Betta, Cascudo, Espada, Neon, Paulistinha. Guppy, Platy. Já tive aquário só com esses dois últimos.
Procure alimentar os peixes no máximo duas vezes por dia, sem passar a segunda refeição, das 15 horas. Coloque pequenas porções que podem ser consumidas rapidamente.
Imagem relacionada

O processo de montar um aquário é bem legal, o meu ainda não está pronto pois estou tendo o cuidado de comprar materiais de boa qualidade, de forma paulatina, para caber em meu orçamento direitinho.

Assim que ficar pronto, mostro no Instagram para vocês conferirem, tá!

Beijos Rubros.


Todas as imagens são do Pinterest.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

create with flickr badge.